Investigação

Tratar da saúde oral pode ajudar a recuperar de um ataque cardíaco

Tratar da saúde oral pode ajudar a recuperar de um ataque cardíaco

Tratar da saúde oral, e das gengivas em particular, pode ajudar o sistema cardiovascular a recuperar de um ataque cardíaco, revela um estudo recentemente publicado. De acordo com a investigação, as bactérias que causam doenças da gengiva podem prejudicar a recuperação das artérias depois de um ataque cardíaco.

Esta não é a primeira vez que um estudo indica existir uma correlação entre as doenças orais e as doenças cardiovasculares. Já o ano passado um estudo havia revelado que a mortalidade da população em geral e das mulheres mais velhas pode diminuir graças a melhorias na saúde periodontal.

O estudo agora publicado mostra que as bactérias responsáveis pelas doenças da gengiva podem prejudicar a reparação das artérias depois de um ataque cardíaco tudo graças a uma enzima produzida por essas bactérias que pode impedir que as células do sistema imunitário reparem as artérias do coração.

A investigação mostra ainda que manter a mucosa oral saudável pode ajudar os pacientes que já sofreram de ataques cardíacos a evitarem problemas cardiovasculares no futuro. Nigel Carter, CEO da Oral Health Foundation, sublinha que “esta investigação pode oferecer esperança a milhões de pessoas afetadas por doenças cardiovasculares. Existem evidências há já algum tempo de que as doenças da gengiva aumentam o risco de um paciente sofrer de doenças cardiovasculares mas agora sabemos que prevenir as doenças da gengiva podem igualmente prevenir mais problemas para as vítimas de ataque cardíaco”.

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em todo o mundo, contribuindo para 3,9 milhões de mortes por ano só na Europa, cerca de 45% de todas as mortes anuais.