Produtos

Stay CALM! O algoritmo que melhora a Imagiologia Dentária

Os movimentos efetuados pelo paciente são alguns dos principais desafios na realização de Tomografia Computadorizada de Feixe Cónico (TCFC), já que adiciona elementos que podem comprometer a qualidade da imagem. De acordo com o fabricante finlandês Planmeca, que se dedicava há já algum tempo à busca de uma solução para o utilizador final que permitisse resolver este problema, existe agora uma resposta com Planmeca CALM.

O algoritmo analisa e compensa os movimentos dos pacientes, eliminando a necessidade de repetição do procedimento e, desta forma, melhora a qualidade e o tempo necessário para realizar Imagiologia em Medicina Dentária. Ao relatar o processo de desenvolvimento de CALM (Correction Algorithm for Latent Movement), o especialista em imagens 3D da Planmeca, Mikko Lilja, explicou o mecanismo:

“Na reconstrução tomográfica assume-se que as medições – neste caso Tomografia Computadorizada de Feixe Cónico (TCFC) — estão geometricamente consistentes entre si, mas quando um paciente se move os dados não são registados o que se reflete depois na reconstrução”. Para evitar estas falhas, Planmeca CALM restabelece a consistência das medições do raio-X ao acompanhar o movimento do paciente.

O algoritmo funciona com todas as dimensões em volume e voxel e acrescenta apenas entre dez a 60 segundos à duração total de construção, refere a companhia. A função pode ser usada tanto depois de concluir a tomografia, como antes da exposição para assegurar que os volumes estão já corrigidos quando o software Planmeca Romexis aceder aos mesmos.

“Anteriormente, os dentistas enviavam as suas imagens pouco satisfatórias ao fabricante para reconstrução ou simplesmente repetiam todo o exame, mas com Planmeca CALM isto já pertence ao passado. Estamos orgulhosos por sermos o primeiro fabricante dentário a propor uma solução para correção do movimento ao cliente final”, afirmou Lilja.

Para os médicos dentistas, a ferramenta CALM é particularmente valiosa quando se realizam tomografias a pacientes mais irrequietos e que têm dificuldade em permanecer imóveis, como as crianças, indivíduos com necessidades especiais ou idosos. “Mesmo nos casos em que possa pensar que não existe movimento significativo, Planmeca CALM pode melhorar a imagem e permitir a visualização de mais detalhes”, concluiu Lilja.