Tecnologia

Software de realidade virtual ajuda a tratar medo de ir ao dentista

Software de realidade virtual ajuda a tratar medo de ir ao dentista

São muitos os pacientes que ainda têm medo da cadeira do dentista, mas agora há um novo software que pode ajudar: o TF Mind é uma plataforma que se propõe ajudar no tratamento de fobias através da realidade virtual, e pode ser especialmente útil para aqueles que têm fobia da cadeira dentária.

O software foi criado pela psicóloga brasileira Nataly Martineli e deve ser lançado no início de dezembro.

Para evitar a exposição direta dos pacientes à sua fobia, o TF Mind permite ao paciente colocar os óculos de realidade virtual e, a partir daí, simular a sua exposição às fobias, num ambiente completamente controlado pelos terapeutas. No caso de uma pessoa que tem medo de dentistas, por exemplo, a plataforma simularia um consultório de medicina dentária.

O processo de criação do projeto foi acompanhado inteiramente por especialistas da área da saúde. O profissional que utilizar a ferramenta poderá fazer alterações durante o processo, escrever mensagens para o paciente ou interromper a simulação a qualquer momento.

Inicialmente, o software englobará fobias de dentista, hospital, sangue, exames clínicos e agulhas. Também haverá cenários para respiração diafragmática e relaxamento muscular, por forma a ajudar a controlar a ansiedade dos pacientes.

A tecnologia utilizada na TF Mind já pode ser encontrada no estrangeiro, contudo, nenhuma outra solução estava disponível em português.