Eventos

Saúde oral e doenças não transmissíveis: Mundo a Sorrir debate fatores de risco

Saúde oral e doenças não transmissíveis: Mundo a Sorrir debate fatores de risco

Foi no passado dia 17 de março que a associação Mundo a Sorrir realizou o III Simpósio do Centro de Estudos da Mundo a Sorrir (C.E.M.A.S.), uma edição dedicada à ‘Saúde Oral e as Doenças Não Transmissíveis’.

De acordo com a associação, as doenças não transmissíveis são consideradas como umas das principais causas de morte em Portugal e no mundo. A par disso, todos os anos, o Estado português investe milhares de euros em programas e tratamentos médicos, não investindo de igual forma na prevenção e na educação para a saúde.

“Sendo um dos principais eixos de intervenção a Educação para a Cidadania e a Promoção da Saúde e, face à crescente evidência demonstrando que os problemas de Saúde Oral mais frequentes partilham dos fatores de risco das principais doenças crónicas, nomeadamente o consumo de tabaco, os maus hábitos alimentares e o sedentarismo”, o C.E.M.A.S. decidiu debater este tema.

Para isso contou com a presença de Wagner Marcenes, especialista internacional e Docente Universitário de Epidemiologia Oral na Universidade King’s College, em Londres, Ricardo Fontes-Carvalho, Cardiologista e Professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Agostinho Marques, Diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de São João e Professor Catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.