Tecnologia

Robot de serviço Sanbot já está disponível em Portugal

Robot de serviço Sanbot já está disponível em Portugal

O Sanbot, robot de serviço criado pela empresa chinesa Qihan, já está disponível no mercado português. Este robot, que está a ser testado numa unidade hoteleira em Lisboa, pesa 20 quilos, tem 90 centímetros de altura e é apresentado pela empresa como “um robot social, altamente personalizável, com design simples e equipado com a mais recente tecnologia de inteligência artificial”.

“Entre as componentes mais relevantes, destaque para os sensores que permitem movimento ilimitado, através das suas 12 pequenas rodas móveis que fazem rotações 360º, possibilitando a navegação em superfícies irregulares. Dispõe, ainda, de dez sensores para evitar obstáculos quando realiza uma deslocação. Além disso, a Sanbot dispõe de um ecrã tátil HD de 10,1 polegadas, possibilitando visualização de imagens em alta resolução e uma experiência rica de user interface (UI), braços iluminados com mais de 250 cores e projetor laser HD”, explica a empresa.

Este robot conta ainda com uma câmara 3D que interpreta os gestos e movimentos das pessoas e que tem a capacidade de fazer reconhecimento facial, e com um microfone incorporado, que permite localização por voz e a resposta a comandos de voz.

Robots na saúde

A empresa explica que este robot tem o potencial de ser utilizado na área da saúde, podendo “prestar apoio ao cuidador e às enfermeiras, pois, através do sistema operativo Android, pode ser programado para lembrar a hora dos medicamentos, fazer videochamadas ou disparar alertas por SMS caso o batimento cardíaco do paciente fique alterado. Pode, inclusive, ser colocado em departamentos geriátricos e pediátricos, salas de tratamento oncológico ou hemodiálise com o objetivo de entreter os pacientes.”

“Outro setor que beneficia com este novo dispositivo é o setor turístico, no desenvolvimento de uma melhor experiência de hospitalidade aos turistas, com tradução simultânea, boas-vindas, recolha de informação, ou até mesmo no setor do retalho, onde pode auxiliar na promoção de serviços no ponto de venda físico, dando informação sobre os mesmos, ou até entregando um voucher promocional”, acrescenta a empresa.