Saúde Oral

Reino Unido: 170 jovens extraíram pelo menos um dente por dia no SNS

Reino Unido: 170 jovens extraíram pelo menos um dente por dia no SNS

A epidemia de cáries dentárias tem vindo a adensar-se no Reino Unido. De acordo com dados recentemente divulgados pelo Serviço Nacional de Saúde britânico, cerca de 170 jovens removem pelo menos um dente por dia no SNS daquele país, uma crise de saúde oral que está a ser atribuída aos alimentos açucarados, de acordo com o The Telegraph.

Os dados mostram que entre 2016 e 2017 realizaram-se cerca de 42 911 procedimentos para extrair dentes de pacientes com 18 ou menos anos de idade, com um custo total de 36 milhões de libras para o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

De acordo com os números, trata-se de um aumento de 17% face às extrações realizadas nos últimos quatro anos. Desde 2012, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido já gastou cerca de 165 milhões de libras em extrações de dentes.

A explicação, dizem os responsáveis, pode ser o consumo excessivo de alimentos açucarados. A British Dental Association já se veio pronunciar e acusa o Governo britânico de ser “indiferente” a este problema, que considera uma “epidemia”.

Mick Armstrong, Chairman da associação, acusa os ministros da Saúde de terem falhado “no confronto de uma doença completamente prevenível. As cáries dentárias são a razão número um pela admissão de crianças nos hospitais, mas as comunidades da Inglaterra estão paralisadas pela falta de recursos e de liderança”.