Saúde

Quase um quarto dos portugueses tem seguro de saúde

Lacunas no Serviço Nacional de Saúde levam pacientes a procurar o privado

Um em cada quatro portugueses (um quarto) possui seguro de saúde. A notícia é do Diário de Notícias, que teve acesso a dados da Associação Portuguesa de Seguradores que indicam que os seguros de saúde já chegam a quase 2,4 milhões de pessoas em Portugal.

A maior subida está nos seguros de grupo atribuídos pelas empresas, enquanto os seguros individuais pouco subiram desde 2014, mantendo-se entre os 850 e os 900 mil beneficiários.

A explicação para este número pode estar no facto de as empresas apostarem cada vez mais em seguros para os seus colaboradores como um benefício ou complemento ao salário. Óscar Gaspar, presidente da Associação de Hospitalização Privada citado pela Sábado, refere que “há uma grande importância dos seguros de grupo, as grandes empresas apostam nos seguros de saúde para os seus funcionários, porque já se percebeu que esta é uma das questões mais relevantes para os trabalhadores”.

Para além do Serviço Nacional de Saúde (SNS), 40% da população portuguesa está ainda coberta por um subsistema de saúde público, privado ou por um seguro de saúde.