Investigação

Qual a relação entre a saúde oral e problemas de peso?

Qual a relação entre a saúde oral e problemas de peso?

Um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriu que existe uma relação entre a prevalência das bactérias causadoras de cáries dentárias e o índice de massa corporal (IMC) nas crianças.

No âmbito deste estudo, os investigadores analisaram os comportamentos alimentares, o IMC e a saúde oral de 271 crianças em idade pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico de várias escolas da Suécia, analisando a sua altura, peso e consumos alimentares durante um dia, assim como a prevalência das bactérias responsáveis pelas cáries dentárias na sua mucosa oral.

Os resultados agora publicados revelam que as crianças com maiores níveis de prevalência deste tipo de bactérias na mucosa oral também tinham IMC’s mais elevados e hábitos alimentares considerados menos saudáveis, uma vez que consumiam alimentos ricos em açúcares com maior frequência.

Os investigadores sublinham que são necessários mais estudos para analisar a relação entre estes fatores, contudo, sugerem que existe uma relação direta entre o consumo de comida saudável e uma maior autoestima, melhores relações com amigos e menos problemas emocionais nas crianças.

Saiba mais sobre este estudo aqui.