Investigação

Qual a importância de dieta alimentar na eficácia de tratamentos oncológicos?

Qual a importância de dieta alimentar na eficácia de tratamentos oncológicos?

O investigador e oncologista Siddhartha Mukherjee, do Columbia University Medical Center, nos Estados Unidos da América, vai iniciar um ensaio clínico para avaliar a importância de uma dieta nutricional rica em gordura e baixa em hidratos de carbono para aumentar a eficácia dos fármacos utilizados nos tratamentos oncológicos.

De acordo com o The Guardian, o objetivo do investigador é perceber se este tipo de dietas pode melhorar os resultados dos tratamentos oncológicos no caso de pacientes com linfoma e com cancro do endométrio.

Este ensaio clínico contará com 40 pacientes e é um dos primeiros estudos a realizar por um grupo de trabalho composto por investigadores dos EUA e da Europa que pretende analisar o impacto da dieta humana nas doenças oncológicas.

Siddhartha Mukherjee explica ao The Guardian que “fisiologicamente, estamos a descobrir que nem todas as calorias são iguais. Podemos ter duas dietas diferentes, mas iguais em termos de energia e com dois efeitos diferentes no cancro”.

No âmbito desta investigação, em outubro deste ano, um grupo de pacientes com linfomas que não responderam aos tratamentos irão iniciar este novo tratamento. Seguem-se os pacientes com cancro do endométrio. Além disso, os investigadores estão à espera de aprovação para testar este tipo de tratamento em mulheres com cancro de mama resistente aos tratamentos.