Tendências

Quais as principais tendências na medicina dentária para 2018?

Quais as principais tendências na medicina dentária para 2018?

Nos últimos anos, a medicina dentária tem registado grandes avanços tecnológicos e a tendência é para continuar em 2018. O número de médicos dentistas a usar tecnologias digitais cada vez mais avançadas vai aumentar. De acordo com Bill Warner, do DDS Labs, outras tendências incluem mudanças nas técnicas de marketing digital e na oferta de cuidados de saúde personalizados para o paciente.

Tratamentos mais avançados com recurso a nova tecnologia

Quer seja para restaurações prontas no próprio dia ou para planos de saúde ortodônticos, cada vez mais clínicas vão passar a recorrer à tecnologia CAD/CAM e a impressões digitais. Não só proporciona uma experiência mais confortável para o paciente, como facilita a comunicação e o envio dos ficheiros diretamente para os laboratórios de próteses dentárias, reduzindo significativamente o tempo de espera.

A tecnologia permite ainda reduzir o número de repetições dos processos e permite analisar as impressões digitais com mais calma, enquanto o paciente aguarda na cadeira.

Tecnologia cone-beam

O contínuo interesse pela implantologia vai fazer com que cada vez mais clínicas invistam em tecnologia cone-beam, sobretudo numa altura em que os pacientes estão cada vez mais informados sobre os riscos e benefícios dos implantes.

Impressoras 3D

Esta é outra tendência que na opinião de Bill Warner vai marcar o ano de 2018, principalmente porque o custo destas novas impressoras 3-D tem vindo a reduzir, tornando-as apetecíveis para as clínicas dentárias já que são muito eficientes.

Para Bill Warner, as clínicas que optarem por investir nestas novas tecnologias devem ter o cuidado de informar os seus pacientes sobre estes upgrades. Isto porque é uma forma de ajudar a reter mais pacientes.

Trabalho em conjunto

Há cada vez mais uma tendência para médicos dentistas trabalharem em conjunto e não em consultórios isolados. Tal permite dividir custos de gerir um consultório, ter acesso a uma maior carteira de clientes e mais capital para aplicar em marketing, coaching e consultoria.

Marketing Digital

Com a crescente importância dos smartphones, os pacientes esperam que a clínicas dentária tenha um site onde as consultas possam ser agendadas online. Isso pode representar um investimento no website por parte da clínica dentária, que deve ainda apostar em conteúdos de qualidade. Cada vez mais os pacientes gostam de estar informados antes de uma consulta.

Os médicos dentistas também passam cada vez mais tempo nos dispositivos móveis, tablets ou laptops e muitos estão a recorrer a empresas para impulsionar a sua presença nas redes sociais e assim conquistarem uma audiência cada vez maior. E hoje em dia as pessoas também gostam de ser as biografias da equipa da clínica, por isso pode ser uma boa ideia partilhar essa informação sobre quem é quem na clínica dentária, incluindo a formação e experiência.

Uma profissão de mulheres

Historicamente, a profissão tem sido dominada pelo género masculino, mas isso tende a mudar. Segundo o site http://www.bigbuzzinc.com, as estatísticas das universidades apontam para 50% de estudantes do sexo masculino e 50% do sexo feminino, com um aumento de jovens médicas dentistas. À medida que a geração mais velha se reforma, a tendência tem tendência para aumentar.