Saúde

Portugueses criam ‘Google para médicos’

Portugueses criam ‘Google para médicos’

Chama-se Tonic Search, foi criado por uma startup portuguesa e assume-se como o ‘Google para médicos’ por ser uma ferramenta que permite pesquisar normas, códigos e tabelas de referência de consultas médicas.

Com o objetivo de ajudar os clínicos no seu dia a dia, com informações que apoiam o diagnóstico, o Tonic Search foca-se em informação especializada para médicos, disponibilizando, por exemplo, as tabelas de referência de consultas médicas da ADSE, a convenção de saúde para os funcionários públicos.

“Motores de pesquisa generalistas, como o Google, estão calibrados para retornar resultados para o público em geral. Dessa forma, a pesquisa por termos médicos traz maioritariamente resultados para um público não profissional, obrigando o utilizador médico a perder tempo a filtrar resultados pouco relevantes e a pensar em pesquisas alternativas. O Tonic Search está, desde a sua conceção, totalmente focado em informação especializada para médicos, pelo que os resultados retornados são imediatamente mais relevantes”, explica Luís Sarmento, responsável tecnológico da Tonic App.

Desenvolvida em conjunto com a The New Digital School, o Tonic Search tem já cerca de 4000 médicos registados em Portugal e já conseguiu um financiamento de 100 mil euros da Portugal Ventures e está neste momento à espera de capital estrangeiros para poder exportar a plataforma.