Investigação

Perda dentária relacionada com doenças cardiovasculares em pessoas de meia idade

Perda dentária relacionada com doenças cardiovasculares em pessoas de meia idade

A perda dentária em pessoas de meia-idade pode estar relacionada com um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, de acordo com um estudo recentemente publicado. Os resultados preliminares do estudo, realizado por várias universidades norte-americanas, revelam ainda que esta relação é independente de fatores como uma má dieta, diabetes e pressão arterial elevada.

Lu Qi, um dos autores principais deste estudo, sublinha que “a somar a outras associações já estabelecidas entre a saúde dentária e as doenças cardíacas, os nossos resultados sugerem que os adultos de meia-idade que tenham perdido dois ou mais dentes num passado recente pode ter maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares”.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. Em 2015 foram responsáveis por 17,7 milhões de mortes, 6,7 milhões das quais devido a AVC.

O estudo ainda não foi revisto por pares nem publicado, mas o abastract e os resultados preliminares podem ser consultados aqui.