Saúde Oral

Pastilha elástica pode ajudar a combater cáries dentárias

Os benefícios das pastilhas elásticas são muitas vezes objeto de debate, contudo, vários estudos têm demonstrado que as variedades sem açúcar podem promover a saúde oral.

Uma revisão sistemática recente, intitulada A systematic review and meta-analysis of the role of sugar-free chewing gum in dental caries e publicada este mês no Journal of Dental Research: Clinical and Translational Research, prova que mastigar pastilhas sem açúcar pode ajudar a reduzir o desenvolvimento de cáries dentárias, tanto em adultos como em crianças.

A pesquisa foi realizada por investigadores do King’s College London, que identificaram e analisaram 12 estudos publicados nos últimos 50 anos que exploram o impacto das pastilhas na saúde oral.

A equipa de investigação descobriu que mastigar pastilhas sem açúcar reduz a incidência de cáries dentárias em 28% e que a pastilha pode ser usada como possível agente preventivo, se combinada com educação em saúde oral e iniciativas supervisionadas de escovagem de dentes.

Ainda assim, os investigadores defendem que os estudos estão longe de ser definitivos: “Há um grau considerável de variabilidade no efeito dos dados publicados e os estudos incluídos foram geralmente de qualidade moderada”, explicou o autor principal, Avijit Banerjee, professor de Cariologia e Odontologia Operatória no King’s College London, citado pelo Dental Tribune.