Ortodontia

Ortodontistas devem reclamar posição como “especialistas estético-faciais”

Henry Schein - congresso europeu - Saúde Oral

Realizou-se entre os dias 14 e 16 de setembro, em Barcelona, o 3º Simpósio Anual Europeu Carriere da Henry Schein Orthodontics, uma iniciativa que reuniu 350 profissionais do setor para perspetivar o futuro da Ortodontia.

De acordo com a organização, “os profissionais tiveram a oportunidade de experimentar tecnologias de ponta e protocolos prospetivos baseados em evidências que poderão ajudar os ortodontistas a alcançar novos níveis de cuidados para os pacientes e mais eficiência e eficácia nos seus consultórios.”

Luis Carriére, diplomado em Odontologia, foi um dos oradores presentes e revelou que, na sua opinião, os ortodontistas deveriam reclamar a sua posição como especialistas estético-faciais. “Não só proporcionamos dentes direitos, como damos uma confiança renovada, melhor aparência e, consequentemente, novas vidas aos pacientes. O ortodontista deverá ser o primeiro profissional a ser consultado quando se trata de planeamento oral e maxilofacial.”

“Um dos atuais desafios na ortodontia é também a redução da quantidade de tempo que um paciente passa com um aparelho na boca. A rapidez do tratamento traz benefícios para todos. Para os pacientes significa menos tempo de tratamento e para os ortodontistas significa menos tempo de cadeira, aumentando assim a eficiência da prática”, acrescentou.

Marcaram ainda presença profissionais como Sean Carlson, que explicou como desbloquear o cofre dos diagnósticos digitais e incorporar uma abordagem de tratamento total do paciente; Francesco Garino, que demonstrou como usar o Carriere Motion Appliance como estratégia revolucionária de tratamento para corrigir os casos complexos de alinhamento de Classe II; e Jep Paschal, que falou sobre a inteligência digital e como ela pode ajudar a aumentar as eficiências clínicas, a eficácia e a satisfação do paciente e sobre porque os profissionais dentários devem prestar atenção a esta área em desenvolvimento.