Investigação

Mulheres com periodontite têm mais probabilidade de desenvolver cancro da mama?

Mulheres com periodontite têm mais probabilidade de desenvolver cancro da mama?

As mulheres que sofrem de periodontite poderão ter três vezes mais probabilidades de desenvolver cancro da mama, revela um estudo recentemente publicado. De acordo com os investigadores, o cancro da mama pode ser espoletado como resultado da inflamação sistémica que é originada pelas gengivas inflamadas.

Para além disso, segundo o estudo publicado na revista científica Community Dentistry and Oral Epidemiology, as bactérias presentes nas gengivas, podem penetrar no sistema circulatório, o que pode afetar o tecido mamário. Nigel Carter, CEO da Oral Health Foundation, que está a divulgar o estudo, refere que “esta investigação mostra que existem evidências que suportam a teoria de que as doenças da gengiva podem ter um grande impacto na saúde no geral”.

“É importante sublinhar, no entanto, que não foi provado que as doenças da gengiva causam cancro da mama, ou qualquer outra forma da doença, e ainda é preciso ver se esta é apenas uma associação. A investigação menciona que é preciso estudar mais para identificar a relação entre as duas patologias”, sublinha.

Esta não é a primeira vez que a doença periodontal é associada a outras patologias. Também este ano foi publicado um estudo que indicava que a periodontite pode ter uma relação direta com a doença de Alzheimer.