Prémios Saúde Oral

Leonor Sousa vence Prémio Carreira

Pela primeira vez na história dos Prémios Saúde Oral, o Prémio Carreira foi entregue a uma mulher. O júri da edição deste ano distinguiu Leonor Sousa pela sua carreira na medicina dentária.

Médica Estomatologista, licenciada em 1974 na Faculdade de Medicina de Lisboa, Leonor Sousa exerceu no Hospital de Santa maria, no Hospital Egas Moniz e no Hospital Júlio de Matos. Foi assistente convidada da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa e trabalhou durante 30 anos com o Prof. Humberto Ferreira da Costa e 15 anos no Instituto de Implantologia.

Fez parte do grupo fundador da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa e é das primeiras mulheres na medicina dentária em Portugal, na altura ao lado de Manuela Tavares.

No seu discurso de agradecimentos, Leonor Sousa aproveitou a ocasião para recordar os primeiros passos na carreira, numa altura em que a área era dominada pelo sexo masculino e por uma prática generalista. “Naquela altura não existiam especialidades, como hoje”. Leonor Sousa agradeceu o prémio ao júri, à família e a todos os que trabalharam de perto consigo.

Recorde-se que o ano passado, o Prémio Carreira distinguiu César Mexia de Almeida.

Ao longo de nove edições, os Prémios Saúde Oral já distinguiram algumas figuras de relevo na medicina dentária, como é o caso de João Caramês, António Vasconcelos Tavares, António Felino, Clarimundo Emílio, António Faria Gomes, João Maló de Abreu e Gil Alfoforado.