Tecnologia

Já existe uma app que diagnostica doenças através do ritmo cardíaco

Já existe uma app que diagnostica doenças através do ritmo cardíaco

Foi lançada uma aplicação que conta com um algoritmo que tem a capacidade de detetar precocemente diabetes, hipertensão, apneia do sono e fibrilhação auricular através do ritmo cardíaco do paciente. A Cardiogram utiliza sensores de frequência cardíaca de dispositivos wearable como o Apple Watch para recolher dados que permitem realizar um diagnóstico.

Como? De acordo com os responsáveis pela inovação, a Cardiogram faz uma medição permanente do batimento cardíaco e da contagem de passos e interpreta estes dados, traduzindo-os em métricas relevantes que permitem acompanhar diariamente o estado de saúde do paciente.

A aplicação pode ainda ser conectada a outras apps de saúde, garantindo que o paciente recebe aconselhamento e tratamento especializado. Os responsáveis pela tecnologia já realizaram vários estudos e concluíram que com esta app, o Apple Watch é capaz de detetar um ritmo cardíaco anormal com 97% de precisão, de detetar apneia do sono com 90% de precisão, e hipertensão com 82% de precisão.