Investigação

Investigadores fazem sequenciação genética de bactéria que causa cáries

Investigadores fazem sequenciação genética de bactéria que causa cáries

Um grupo de investigadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América, conseguiu fazer a sequenciação genética de uma estirpe de uma bactéria que acelera o desenvolvimento de cáries dentárias – Streptococcus sobrinus.

Até agora, pouco se sabia sobre esta bactéria, que tem a capacidade de acelerar o desenvolvimento de cáries dentárias em algumas pessoas. Paul Jensen, um dos autores do estudo, explica que “apesar de ser rara, a bactéria Streptococcus sobrinus produz ácido mais rapidamente e está associada aos piores resultados clínicos, sobretudo em crianças. Se esta bactéria estiver presente com a bactéria S. mutans, o paciente está em risco de desenvolver cáries dentárias de forma galopante, o que significa que existe algum nível de comunicação ou sinergia entre as duas que ainda não entendemos”.

Depois da sequenciação genética da bactéria, o próximo passo da investigação é desenvolver um modelo computacional para entender melhor de que forma as duas bactérias interagem e porque é que a Streptococcus sobrinus pode causar cáries dentárias de forma tão rápida quando combinada com a bactéria S. mutans.

Saiba mais sobre este estudo aqui.