Medicina Dentária

Investigadores criam dispositivo que ajuda estudantes a utilizar espelho odontológico

Investigadores criam dispositivo que ajuda estudantes a utilizar espelho odontológico

Um grupo de investigadores está a desenvolver um dispositivo – Jumpstart Mirror Trainer – que pretende facilitar a formação de médicos dentistas, ensinando-os a utilizar o espelho odontológico e a desenvolver a sua coordenação motora, revela um artigo publicado na revista científica Journal of Dental Education,

O estudo, realizado na Tufts University School of Dental Medicine, nos EUA, comparou a eficácia deste novo dispositivo face ao Mirroprep, frequentemente utilizado, e contou com uma amostra de 47 estudantes de medicina dentária que foram divididos em três grupos – um que utilizou o Jumpstart Mirror Trainer, outro que utilizou o Mirroprep e outro que utilizou um dispositivo de controlo.

O objetivo era avaliar a coordenação motora dos estudantes durante uma preparação da cavidade maxilar. Os resultados agora publicados mostram que o Jumpstart Mirror Trainer conseguiu melhorar, indiretamente, a coordenação motora dos estudantes de forma significativa. Além disso, os estudantes que utilizaram este dispositivo classificaram-no como útil, com classificações superiores às atribuídas pelos estudantes que usaram os restantes dispositivos.

Alexander McClure, investigador que coordenou o estudo, afirma que “a maioria das escolas de medicina dentária não integram sessões de formação para utilização do espelho odontológico nos seus programas e esperam que os estudantes ganhem essas competências sozinhos. Isso pode levar ao desenvolvimento de maus hábitos, como inclinarem-se para fazer observação direta. Idealmente, os estudantes devem desenvolver uma boa ergonomia e competências de utilização do espelho odontológico antes de começarem a prática clínica.”

Conheça os resultados do estudo em detalhe aqui.