Saúde Oral

Incidência de cancro oral continua a aumentar em todo o mundo

Incidência do cancro oral continua a aumentar em todo o mundo

A incidência de cancro oral continua a aumentar em todo o mundo, de acordo com a Oral Health Foundation, que acaba de lançar o Mês de Ação pelo Cancro Oral, uma campanha desenvolvida pela organização desde 2000 com o objetivo de sensibilizar a população do Reino Unido para a importância da prevenção desta doença.

De acordo com a Oral Health Foundation, no Reino Unido, todos os anos são diagnosticados 8300 casos de cancro oral. Além disso, prevê-se que nos Estados Unidos da América sejam diagnosticados 53 mil novos até ao final do ano e que, no plano mundial, o número de novos casos diagnosticados atinja os 657 mil todos os anos.

Em Portugal, onde o cancro oral é o sexto tipo de cancro mais comum, estima-se que 15 em cada 100 mil portugueses sofram de cancro oral.

Nigel Carter, chief executive da Oral Health Foundation, sublinha que o objetivo da campanha deste mês é que “todos tenham consciência dos problemas de saúde oral. Isto significa ser capaz de identificar os sinais e sintomas do cancro oral, perceber o que nos coloca em maior risco e, mais importante, saber identificar alguma coisa fora do comum”.