Saúde Oral

Hidratos de carbono processados podem estar relacionados com maior risco de desenvolvimento de cáries

Hidratos de carbono processados podem estar relacionados com maior risco de desenvolvimento de cáries

As dietas ricas em hidratos de carbono processados podem impactar negativamente a saúde oral, podendo estar relacionadas com um maior risco de desenvolvimento de cáries dentárias. A conclusão é de um estudo da Universidade de Newcastle, recentemente publicado no Journal of Dental Research, e que analisa 33 estudos científicos sobre amido e saúde oral.

A análise focou-se em alimentos com amidos rapidamente digeríveis, como o pão de trigo e os bolos, e comparou-os com alimentos ricos em amidos lentamente digeríveis, como os cereais integrais, analisando ainda o seu impacto na saúde oral, nomeadamente a relação com o desenvolvimento de cáries dentárias e doenças periodontais.

De acordo com os autores do estudo, não existem evidências de que as quantidades de amido consumidas possam estar relacionadas com o desenvolvimento de cáries dentárias, contudo, foi possível comprovar que o consumo de amidos rapidamente digeríveis está relacionado com um maior risco de desenvolvimento de cáries dentárias, uma vez que existe uma enzima (amílase) na saliva que ‘transforma’ estes amidos em açúcares.