Saúde Oral

Há novas escovas dentárias para todos os gostos no CES 2020

O Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, EUA, continua a apresentar inovações no cuidado dentário, desta vez com a Y brush, da empresa francesa FasTeesH, e iO, da Oral-B.

A Y brush é uma escova com um formato menos convencional, em ípsilon, que promete lavar os dentes em dez segundos. Esta escova, que faz lembrar uma goteira, tem 96 conjuntos de cerdas de nylon para limpar os dentes em profundidade. A forma de utilização parece ser simples: basta colocar a pasta de dentes na escova, colocar a escova na boca, ligá-la e morder “o molde” durante cinco segundos. Depois, resta-lhe virar e repetir o procedimento.

O aparelho usa tecnologia de vibração sónica e tem três níveis de vibração, para que possa ser adaptado à sensibilidade de cada utilizador. Segundo a marca, a escova elimina 15% mais de placa bacteriana do que uma escova normal.

Depois de seis anos de pesquisa, a Oral-B também apresentou uma inovação para ajudar no aperfeiçoamento desta tarefa diária: a iO, uma escova de dentes elétrica baseada em inteligência artificial, que será lançada no mercado até agosto deste ano.

Segundo a empresa, o fator de diferenciação desta escova está nas oscilações e movimentos rotativos combinados com um mecanismo magnético. A iO tem incluído um sensor de pressão, por forma a evitar o excesso de pressão sobre a gengiva e os dentes, o que ajuda a evitar o desgaste dos mesmos. A escova também realiza a gravação dos dados da escovagem, que são posteriormente transmitidos para a aplicação móvel, o que permite realizar uma análise do desempenho.

Mas estas não foram as únicas novidades em escovas dentárias lançadas nesta edição da CES. No mesmo evento, a Colgate já tinha apresentado uma escova de dentes inteligente com uma nova tecnologia de sensor ótico e a Silk’n Beauty apresentou a ToothWave, uma escova de dentes de limpeza profunda por radiofrequência, com dois elétrodos e uma faixa de silicone no meio.