Investigação

FMUC vence três distinções no Congresso Anual da SPEMD

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) foi uma das grandes premiadas no XXXIX Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD), que teve lugar nos dias 18 e 19 de outubro, no Seminário de Vilar, Porto. A FMUC venceu o primeiro prémio do Congresso na categoria de Investigação e de Casos Clínicos, alcançando ainda uma Menção Honrosa em Investigação.

A recém-finalista do mestrado integrado em Medicina Dentária, Olga Fokt, arrecadou o primeiro prémio de Investigação com o projeto Atividade mitocondrial e antioxidante em doentes com diabetes mellitus e periodontite.

Na categoria de Casos Clínicos, o vencedor foi o professor João Miguel Santos, com o trabalho Pulpotomia parcial de um molar definitivo maturo com pulpite irreversível.

Já a menção honrosa foi para o projeto Bonding performance of a universal adhesive: effect of hydrophobic resin coating and long-term water storage, apresentado pela médica dentista e docente Alexandra Vinagre e desenvolvido no Instituto de Dentisteria Operatória da FMUC.

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra está longe de ser uma estreante na conquista de distinções e prémios científicos. Em 2016, no Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, a instituição venceu quatro das sete categorias a concurso.