Estudo

Estudo revela ‘estado da medicina dentária’

Apesar das inúmeras pressões sofridas pelos profissionais de medicina dentária, que muitas vezes os empurram para situações de burnout, 82% dos médicos dentistas no Reino Unido dizem que o setor oferece uma “carreira recompensante com desafios positivos”, segundo o estudo State of Dentistry 2019, realizado pela empresa de software dentário Dentally.

A pesquisa, que interrogou 125 médicos dentistas sobre a profissão, revela uma postura de esperança em relação à medicina dentária. Apesar disso, oito em cada dez dentistas entrevistados também afirmam sentir mais pressão no trabalho do que anteriormente.

De acordo com o estudo, este sentimento resulta dos encargos crescentes com regulações e burocracia, com mais de metade dos proprietários de clínicas (58%) a afirmarem que sentem que gastam demasiado tempo com a gestão do negócio.

A tecnologia acaba por assumir também um papel importante neste aspeto, já que 82% dos profissionais acreditam que esta facilita a prestação de cuidados médico-dentários. Outro ponto relevante é que 88% dos profissionais afirmam que as tecnologias que recorrem a ‘nuvens’ (clouds) para armazenar a informação tornam a administração do negócio mais fácil.