Saúde Oral

Consultas de medicina dentária já disponíveis em 55 centros de saúde

Consultas de medicina dentária já disponíveis em 55 centros de saúde

Já existem 55 centros de saúde no país que disponibilizam consultas de medicina dentária e, até ao final de 2019, o Governo pretende que estas consultas sejam disponibilizadas em todos os agrupamentos de centros de saúde do país, com a integração de pelo menos um médico dentista em cada um deles.

De acordo com o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, este ano deverão ser colocados “mais de metade dos [dentistas] que faltam” e os restantes deverão começar a trabalhar no SNS já no primeiro semestre de 2019, revela o jornal Público.

No final de 2017, eram 24 os agrupamentos de centros de saúde nacionais que já disponibilizavam consultas de medicina dentária, depois de o projeto ter arrancado em 2016 com experiências piloto em 13 centros de saúde das regiões do Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo.

De acordo com o mais recente ‘Relatório sobre o Acesso a Cuidados de Saúde nos Estabelecimentos do SNS’, em 2017, realizaram-se cerca de 68 910 consultas de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde, num total de 51 386 utentes referenciados.