Investigação

Cientistas desenvolvem sensor que analisa alimentos ingeridos

Cientistas desenvolvem sensor que analisa alimentos ingeridos

Um grupo de investigadores norte-americanos desenvolveu um pequeno sensor que se coloca nos dentes e que comunica com dispositivos móveis para transmitir informação sobre os alimentos ingeridos pelos utilizadores, nomeadamente dados sobre a glucose, sal ou álcool ingerido.

A ideia é de cientistas da Universidade de Tufts e pretende monitorizar o que acontece ao organismo do ser humano quando consome determinado tipo de produtos. O sensor tem apenas 2 mm de largura e de altura e pode ser colocado num dente, recolhendo dados que depois são transmitidos em tempo real para um dispositivo móvel através de radiofrequências.

De acordo com os investigadores, o sensor é composto por três camadas que, juntas, atuam como uma antena para recolher dados, nomeadamente informações nutricionais acerca dos produtos consumidos como quantidades de sal ou níveis de glucose.

Até agora, a recolha deste tipo de dados estava dependente de dispositivos wearable que tinham como limitações o facto de necessitarem de ser substituídos ou alvo de manutenção com frequência.

Em 2013, um grupo de investigadores da Universidade de Taiwan já tinha desenvolvido um sistema wearable que reconhecia quando alguém estava a mastigar, a beber, a falar ou a tossir.