Tecnologia

Chineses criam robot que dá consultas

Chineses criam robot que dá consultas

Uma empresa chinesa criou um robot com inteligência artificial que, de acordo com a companhia, tem a capacidade para fazer diagnósticos. O ‘Doutor Assistente IA’ iniciou recentemente um estágio num hospital da China e em breve deverá começar a dar consultas.

O robot criado pela empresa Shenzhen-listed iFlytek, em parceria com a Universidade de Tsinghua, deverá funcionar como um assistente das equipas clínicas e tem a capacidade de ouvir as consultas e produzir relatórios em formato digital. Para além disso, este ‘Doutor Assistente AI’ consegue rever o historial de um paciente e fazer prescrições com base em diagnósticos semelhantes e dados de outros pacientes.

Para além disso, de acordo com a imprensa internacional, este robot tornou-se já no primeiro robot do mundo a conseguir obter licença para exercer medicina, depois de ter passado os exames de medicina nacionais da China.

No entanto, a empresa explica que, apesar de ter voz e conseguir aprender à medida que vai fazendo diagnósticos, ainda não é já que o ‘Doutor Assistente IA’ poderá começar a dar consultas de forma autónoma. Todos os diagnósticos terão que ser aprovados e assinados por um médico.