Saúde Oral

Centros de saúde da região de Lisboa vão receber mais dentistas

Centros de saúde da região de Lisboa vão receber mais dentistas

Os centros de saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo irão em breve receber mais dentistas. A notícia surge praticamente um ano depois do arranque do Projeto-Piloto dos Cuidados de Saúde Oral nos Cuidados de Saúde Primários, período durante o qual os centros de saúde da região deram cerca de 19 505 consultas de medicina dentária.

Em declarações à TSF, o Coordenador Regional da Saúde Oral da região, Rui Calado, explica que o objetivo é “duplicar o número de centros de saúde com este serviço”, dos atuais 11 para 23. O alargamento da rede de centros de saúde com dentista está, no entanto, dependente da decisão do Ministério da Saúde.

Rui Calado explica ainda à rádio que neste primeiro ano do projeto, as cáries dentárias e as doenças das gengivas têm sido os problemas que mais têm motivado a procura de médicos de família por parte dos portugueses que podem agora ser encaminhados para o dentista.

Importa ainda referir que no início o projeto-piloto abrangia apenas doentes portadores de diabetes, neoplasias, patologia cardíaca ou respiratória crónica, insuficiência renal em hemodiálise ou diálise peritoneal e transplantados, tendo sido posteriormente alargado a todos os utentes dos centros de saúde.