Saúde Oral

Centros de saúde da região de Leiria denunciam falta de médicos dentistas

Os centros de saúde da região de Leiria não têm médicos dentistas. De acordo com o Jornal de Leiria, apenas o centro de saúde de Fátima tem neste momento médico dentista.

Em declarações ao jornal regional, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro refere que espera alargar “em breve” a resposta na área da saúde oral, revelando ainda que já várias autarquias foram “convidadas” para integrar o projeto-piloto no qual “compete às autarquias a realização de obras de adaptação dos espaços e os investimentos necessários para o funcionamento do gabinete”.

Foi no final de 2016 que o Governo arrancou com o projeto-piloto para a integração de médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Já este ano, o Executivo anunciou a intenção de ter, até 2019, pelo menos um médico dentista em cada um dos 55 agrupamentos de centros de saúde do país.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, já disse também que nos próximos dois anos o SNS passará a contar com mais 30 especialistas em medicina dentária. Nos centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo, os primeiros a serem contemplados neste projeto-piloto, já estão em funcionamento 24 gabinetes de saúde oral.

O projeto já permitiu que 39 mil utentes do Serviço Nacional de Saúde tivessem acesso a consultas de medicina dentária, num total de 57 mil tratamentos.