Saúde Oral

Centro de saúde de Lagos já pode acolher consultas de medicina dentária

Centro de saúde de Lagos já pode acolher consultas de medicina dentária

O Centro de Saúde de Lagos vai passar a ter uma sala para consultas de saúde oral e de medicina dentária. Esta sala contará com um apoio financeiro de 19 680 euros aprovado pelo Executivo do município para atribuição à Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

O acordo celebrado entre a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e a Câmara Municipal de Lagos prevê ainda a instalação de um pavilhão pré-fabricado, destinado a atividades de fisioterapia, assim como a realização de pequenas obras de adaptação necessárias para a sala de Saúde Infantil a afetar à Unidade de Saúde Familiar ‘Amendoeira’, cujo custo será suportado pelo Município, até ao montante de 90 mil e 30 mil euros, respetivamente.

De acordo com o jornal regional Sul Informação, a contratação de médicos da especialidade e dos restantes funcionários necessários ao funcionamento dos serviços, assim como as despesas de funcionamento, serão asseguradas pela Administração Regional de Saúde do Algarve.

Para a autarca de Lagos, Maria Joaquina Matos, “a aposta na articulação e colaboração entre entidades tem demonstrado ser um caminho para a resolução dos problemas e o reforço da prestação de cuidados de saúde primários”.

A Presidente da Câmara Municipal de Lagos refere ainda que “desde a primeira hora, a disponibilidade da autarquia para colaborar na área da saúde tem sido total. Começando no apoio à instalação da primeira Unidade de Saúde Familiar (USF Descobrimentos) até ao apoio à instalação da segunda USF (USF Amendoeira), nenhum esforço foi poupado para fazer sair Lagos da difícil posição em que se encontrava em matéria de cuidados de saúde.”

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Amendoeira do Algarve, com sede no Centro de Saúde de Lagos, conta com nove enfermeiros, oito médicos de medicina geral e familiar e sete administrativos, e abrange cerca de 13 600 utentes.