Investigação

Bebidas ácidas e chás de frutos podem acelerar erosão dos dentes

Bebidas ácidas e chás de frutos podem acelerar erosão dos dentes

Beber bebidas ácidas como chás de frutas e águas com sabores pode acelerar a erosão dos dentes e danificar o esmalte dentário. A conclusão consta de um estudo recentemente publicado por uma equipa de investigadores do King’s College, em Londres, e revela também que beber este tipo de bebidas entre refeições e saboreá-las durante demasiado tempo aumento o risco de erosão dos dentes.

O estudo analisou a dieta de cerca de 300 pessoas com erosão dentária severa e mostra que o problema se agrava nas pessoas que consomem mais snacks entre refeições. Sumos de fruta naturais, chás de frutas, bebidas açucaradas e águas com sabores, por outro lado, são, de acordo com os investigadores, grandes responsáveis na aceleração deste processo.

Importa ainda referir que, de acordo com o estudo, a erosão dentária é mais grave nas pessoas que saboreiam as bebidas durante mais tempo antes de as engolir. Para além disso, o estudo indica que as pessoas que bebem água com, por exemplo, uma rodela de limão ou chás de frutas entre refeições têm até 11 vezes mais probabilidades de sofrer de erosão dentária severa ou moderada.

Saiba mais sobre este estudo aqui.