Medicina Dentária

Bastonário da OMD nomeado vice-presidente da Federação Europeia das Autoridades Competentes e Reguladores de Medicina Dentária

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), foi nomeado vice-presidente da Federação Europeia das Autoridades Competentes e Reguladores de Medicina Dentária (FEDCAR) para o ano de 2018.

Esta federação reúne várias ordens e órgãos europeus responsáveis pela regulação, registo e supervisão dos profissionais de medicina dentária e tem como missão promover a segurança dos pacientes na Europa, fomentar a prestação de cuidados de saúde oral de qualidade, e contribuir para uma mobilidade mais fácil e segura dos profissionais de medicina dentária entre os Estados europeus.

“Na prática, além de uma regular partilha de informação e boas práticas no âmbito da regulamentação dos médicos dentistas, a FEDCAR tem como meta promover posições conjuntas perante o legislador da União Europeia, relativas ao desenvolvimento de iniciativas e legislação a nível europeu que afetam a regulação dos médicos dentistas”, explica a Ordem dos Médicos Dentistas em comunicado.

A FEDCAR foi criada em 2004 pela Declaração de Roma e realiza duas reuniões plenárias por ano. Em abril de 2019, Portugal recebe um desses encontros.