Responsabilidade Social

Bairro Sem Cárie: projeto social quer tratar da saúde oral da população do Seixal

Bairro Sem Cárie: projeto social quer tratar da saúde oral da população do Seixal

O Centro Comunitário de Saúde Oral, a EDP Solidária e a Fundação EDP lançaram no início deste ano o projeto ‘Bairro Sem Cárie’, uma iniciativa que oferece tratamentos dentários junto da população desfavorecida de seis bairros do concelho do Seixal. Desde que foi lançado, o projeto já efetuou 369 rastreios dentários.

Numa nota enviada às redações, os responsáveis referem que se trata de uma iniciativa que está a ser desenvolvida “nos Bairros Santa Marta de Corroios, Cucena, Quinta da Princesa, Jamaica, Arrentela e Vale Chicharo.”

Octávio Rodrigues, fundador e Diretor Clínico do Centro Comunitário de Saúde Oral, explica que “o projeto tem como objetivo aumentar a consciencialização e a educação para os hábitos de saúde oral através da realização de rastreios junto da população jovem para que possam ser diagnosticadas doenças ou patologias associadas com manifestação oral”.

No âmbito deste projeto social são identificados os jovens com problemas dentários e necessidades urgentes de intervenção. Para além disso, realizam-se sessões de formação para a importância da adoção de boas práticas alimentares e de estilos de vida saudáveis. Os casos detetados são posteriormente acompanhados no Centro Comunitário de Saúde Oral localizado na Cruz de Pau, Seixal.

De acordo com Alexandra Arnaut, representante da Câmara Municipal do Seixal, “o acesso à saúde oral é quase nulo nestes bairros, por isso, o papel deste projeto torna-se fundamental para melhorar a saúde oral destes jovens e, com isso, a sua qualidade de vida e integração social.É crucial assegurar uma maior equidade no acesso à saúde oral e incentivar outras instituições a seguirem o exemplo”.