Saúde oral

Associação Americana de Endodontistas compila recomendações sobre padrões de tratamento

A Associação Americana de Endodontistas (AAE) compilou os seus “Livros brancos” – documentos oficiais publicados por uma organização internacional com o objetivo de servir como guia sobre um determinado problema sobre competências e recomendações de diretrizes de tratamento fundamentais para orientar o setor de seguros, e outras comunidades de interesse, no apoio aos cuidados endodônticos.

Os “Livros brancos” destinam-se a garantir que os pacientes tenham a melhor terapia de canal radicular e a ajudar os dentistas, em geral, a tomarem as melhores decisões. Caso os dentistas não consigam cumprir os padrões estabelecidos nestes documentos, devem encaminhar os pacientes a um endodontista ou adquirir as habilidades necessárias.

Desta forma, foram desenvolvidos o Sumário Executivo de Competências e o Sumário Executivo de Diretrizes de Tratamento.

O Sumário Executivo de Competências estabelece padrões de conhecimentos e habilidades fundamentais, requeridos a todos os profissionais para a realização do diagnóstico, tratamento e prognóstico endodôntico. O Sumário Executivo de Diretrizes de Tratamento auxilia as instituições educacionais, a odontologia organizada, e outros interessados, no desenvolvimento de requisitos educacionais mínimos e padrões de prática para o tratamento endodôntico não cirúrgico.

“A Associação é a principal voz dos endodontistas e dos seus pacientes”, disse o presidente da AAE, Keith V. Krell. “Como tal, é responsabilidade da AAE promover um padrão de qualidade de tratamento endodôntico.” Ao reunir os ‘Livros brancos’ existentes sobre endodôntica e os respetivos padrões de tratamento, a Associação está a ajudar a promover cuidados padrão e melhores resultados para os pacientes entre um público mais amplo de profissionais de odontologia, seguradoras e órgãos reguladores.”