Investigação

Acupuntura pode ser eficaz na redução da ‘ansiedade dentária’

A acupuntura pode ser um tratamento eficaz para a redução da chamada ‘ansiedade dentária’. A conclusão é de um estudo da Universidade de York, publicado na revista científica European Journal of Integrative Medicine, e que fez uma revisão de seis estudos clínicos que envolveram 800 pacientes que sofrem de ansiedade dentária.

De acordo com o estudo, a ansiedade dentária afeta cerca de 30% da população adulta mundial, com sintomas que vão desde as náuseas e a dificuldade em respirar a uma sensação de tontura com a simples ideia de ter que ir ao dentista.

O estudo agora publicado fez uma revisão de seis estudos clínicos, que no total incluem uma amostra de mais de 800 pacientes, e usou uma escala de pontos para medir a ansiedade dos pacientes. Os estudos analisados revelam que a ansiedade dentária diminuiu em cerca de oito pontos quando os pacientes eram submetidos a acupuntura, uma redução considerada clinicamente relevante para que a acupuntura possa ser considerada uma alternativa viável para tratar a ansiedade dentária.

Hugh MacPherson, Professor de Acupuntura no Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de York, refere que “existe um interesse científico crescente em relação à eficácia da acupuntura como tratamento e como tratamento complementar de medicações tradicionais.”

Conheça o estudo em detalhe aqui.