Medicina Dentária

Já existe um teste que deteta doença periodontal em estágio reversível

Ponto Médico - teste doença periodontal - Saúde Oral

Para celebrar do Dia Europeu da Saúde Periodontal (12 de maio), a Ponto Médico associou-se à empresa fabricante do produto PerioSafe para lançar em Portugal o seu analisador de saúde oral. Trata-se de um teste que usa biomarcadores para detetar a doença periodontal num estágio reversível.

De acordo com a Ponto Médico, este sistema “foi desenvolvido a partir de mais de 100 estudos independentes especificamente dedicados à Medicina Dentária, que resultaram no sistema patenteado para deteção da enzima aMMP-8”, enzima que deteriora o colagénio do osso e dos tecidos moles.

Em apenas cinco minutos, este teste que usa a saliva do paciente identifica a presença da enzima. Se esta estiver presente em quantidade relevante, o biomarcador apresenta uma linha azul. De acordo com os responsáveis pela inovação, o valor acrescentado deste teste está “na identificação da necessidade de prevenção do desenvolvimento da doença periodontal.”

Periosafe - teste 2 - Saúde Oral

“Com esta informação, o médico dentista pode ajustar a frequência e intensidade dos tratamentos profiláticos, insistir na higiene oral conseguindo assim a diminuição da concentração da enzima, e consequentemente evitar o surgir dos sintomas. Para quem realmente aposta na saúde periodontal, o teste vem acompanhado de um leitor que analisa em 30 segundos a concentração da aMMP-8, informação que apresenta ao doente em conjunto com o plano de tratamento profilático, e que além dos seus próprios resultados, apresenta ao doente informação da degeneração periodontal”, explica a Ponto Médico.