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A importância da homepage do seu website

criar um website  - Saúde Oral

Costumo dizer que o website institucional é o principal “cartão-de-visita virtual” de uma empresa. O desenvolvimento de um website é um aspecto dramático para muitas Clínicas de Medicina Dentária (CMD). Não necessariamente pela componente estética, pois essa fica fundamentalmente à responsabilidade (e criatividade) da empresa de webdesign, mas sim da geração de conteúdos. Os bons websites são modernos, intuitivos, rápidos (na navegação), apelativos e contêm a informação mais relevante. Imagens que causem um verdadeiro impacto também estão a ser cada vez mais utilizadas. A lógica do KISS (Keep It Short and Simple) é suposto também ser utilizada no desenvolvimento de um website. Na ausência de feedback regular por parte das CMD (situação recorrente, infelizmente), o webdesigner acaba por fazer aquilo que muitos empreendedores querem, que é ter um website “bonitinho”. Mas a verdade é que não estão à frente do negócio da medicina dentária e não sabem o que é estrategicamente relevante apresentar-se.

A homepage é o rosto do seu website. Não temos que ter tudo na homepage, mas sim saber como seduzir o utilizador a navegar em várias páginas e consultar diferentes conteúdos. Para isto, pense naquilo que quer que o seu visitante faça quando ele está na sua homepage. Que acções ou próximos passos quer que eles tomem? Como encontrar a solução para o seu problema? Pretende destacar a campanha do mês? Ou, ao invés, pretende salientar algum serviço diferenciador face à concorrência?

Quando pensa em guiar uma pessoa pelo seu website, o design é naturalmente um elemento a ter em consideração, mas lembre-se também que a estratégia, o conteúdo e o SEO (Search Engine Optimization) devem ser implementados em paralelo com o design.

A homepage é muitas vezes o primeiro ponto de contacto e a primeira impressão que um potencial paciente tem com o seu website. Para tirar o maior partido da sua visita implemente estes elementos na sua homepage.

  1. Garantia

Nada melhor que provar o utilizador do seu website que sabe o que ele procura. Pode não ter o “santo graal” para os seus problemas, mas tem que o convencer que terá diferentes soluções para os diferentes problemas que ele tem no dia-a-dia com o seu animal de estimação.

  1. Confiança

O seu website deve ter algo que gera confiança e prova social no tipo de produto e serviço que a sua CMD tem para os pacientes. Temos como exemplo o selo de acreditação da CMD pela OMD, o símbolo de website seguro, testemunhos de pacientes ou selos de eventuais certificações.

  1. Call to action (apelo à acção)

Uma call to action (CTA) é uma imagem ou texto que incentiva o visitante, lead (potencial paciente) ou paciente a tomar uma acção específica. As CTAs ajudam a guiar as pessoas ao longo do caminho para se tornarem pacientes e aconselham nos próximos passos a tomar. Seja criativo na implementação de uma CTA.

  1. Informação de contacto

Deve ser fácil para as pessoas poderem contactar a sua CMD. Uma opção de “liguem-me” também poderá ser interessante de ser considerada. O chat online pode ser altamente contraproducente, pois dificilmente uma CMD tem a possibilidade de responder a questões dos utilizadores em tempo real. Por outro lado, as marcações online de consultas, apesar de ser uma funcionalidade cada vez mais em voga nas CMD, têm actualmente uma eficácia residual. No dia em que a agenda do website estiver sincronizada com o sistema informático da CMD, acredito que poderá ser uma mais-valia muito interessante.

  1. Visual branding

O seu branding é uma parte importante da sua marca. Deve poder combinar o “visual branding” e a personalidade da sua marca no maior número de pontos de contacto possíveis. A integração da estratégia, mensagem e do posicionamento que vai permitir à sua marca gerar mais confiança para com as pessoas.

  1. Vídeo marketing

Muitas CMD estão a começar a ter vídeos nas suas homepages. E com todo o sentido: o vídeo permite mostrar às pessoas rapidamente quem você é, o que faz, e dar a conhecer a sua história. Seja um filme institucional, seja um vídeo meramente promocional. É também uma boa forma de criar conteúdo para envolver mais o seu público-alvo.

  1. Mostre os problemas

Identifique os problemas que a sua CMD resolve e mostre isso de forma clara aos seus visitantes, por que isso vai permitir-lhes saber rapidamente se estão num website que os pode ajudar. Não se coiba de mostrar imagens das suas instalações, equipamentos de diagnóstico ou a sua equipa em acção. Isso ajudará a conquistar a confiança dos seus visitantes.

  1. Conteúdo actualizado

Outro verdadeiro drama em inúmeras CMD! Nada pior do que ter um banner da campanha do mês de Fevereiro… em Março! Ou a última notícia lançada relativa a um evento realizado em… 2014! Tenha a preocupação de actualizar periodicamente os conteúdos do seu website, pois demonstrará dinâmica e preocupação no dever de informação ao seu visitante. Caso contrário, poderá potencialmente perder a credibilidade.

  1. Blog

Ainda não é algo muito recorrente no sector dentário, mas mostrar conteúdos do blog da sua CMD na homepage pode ser uma boa ideia, pois demonstra aos visitantes que o seu website não está ali só para vender. Ainda que seja algo opcional. Tem também a vantagem de mostrar ao visitante que escreve artigos e que estes são publicados frequentemente. Se não publicar conteúdo frequente, não coloque uma feed de artigos na sua homepage, pois será contraproducente.

  1. Optimização para dispositivos móveis

Já não é uma condição, mas sim uma obrigatoriedade. As pessoas estão cada vez mais “mobile”, e todos os anos aumenta o número de pessoas que pesquisam na internet através dos seus dispositivos móveis. A Google está inclusive a penalizar websites não optimizados para dispositivos móveis porque dá aos utilizadores uma má experiência. Para evitar potenciais pacientes frustrados e perder o seu posicionamento nos motores de busca, optimize o seu site para dispositivos móveis. Obrigatório.

  1. Emoções

O sector da medicina dentária é inevitavelmente um “poço de emoções”. Há um sonho de ter um sorriso lindo… Por isso, é fundamental que consiga comunicar “emoções” através da homepage, seja através de textos ou imagens (reais) sugestivas. Sempre que possível, evoque a política de responsabilidade social da sua CMD. Hoje em dia, qualquer empresa que seja socialmente responsável, merece o maior respeito da sociedade.

  1. Principais serviços

É comum empresas não listarem os seus principais serviços nas suas homepages. Mas é preferível listar os serviços principais só numa página (na homepage) do que obrigar o visitante a clicar pelo website. Além de mostrar informação relevante ao visitante, está a colocar mais informação e conteúdo na sua homepage, o que também ajuda no SEO.

  1. Informação no rodapé

Coloque um menu perto do rodapé da sua homepage com links importantes para outras páginas, recursos ou redes sociais. Coloque aqui também informação de contacto, porque as pessoas esperam encontrar esta informação nesta área do website.