Saúde

FDA preocupada com medicamentos homeopáticos para reduzir dor de dentes em crianças

medicamentos homeopáticos para bebés

A Food and Drug Administration (FDA), autoridade norte-americana responsável pela autorização de comercialização de medicamentos, emitiu um comunicado em que pede aos consumidores que não recorram aos medicamentos homeopáticos utilizados para reduzir a dor de dentes em bebés e crianças. De acordo com a organização, algumas das marcas contém quantidades inconsistentes de atropa belladonna, uma planta tóxica que pode representar um risco para as crianças que tomem estes medicamentos.

A FDA realizou análises laboratoriais a vários destes medicamentos que têm como objetivo reduzir o incómodo causado pela erupção dos dentes e revela agora que alguns possuem quantidades pouco consistentes de atropa belladonna e de cafeína. Nesse sentido, a organização emitiu um alerta para os consumidores, aconselhando-os a parar de os utilizar.

“A resposta do organismo das crianças com menos de dois anos à beladona é imprevisível e coloca-as em risco desnecessariamente. Recomendamos que os pais e cuidadores não deem estes medicamentos homeopáticos às crianças e procurem aconselhamento junto de um profissional de saúde para alternativas mais seguras”, defende a FDA.