Ensino

Faculdades de Medicina e Medicina Dentária do Porto preparam fusão

FMDUP - Saúde Oral

As faculdades de Medicina e de Medicina Dentária da Universidade do Porto avançaram com uma proposta de integração no consórcio ‘Faculdade de Medicina e Medicina Dentária, Health Sciences School of UP’. O objetivo, segundo o Diário de Notícias da Madeira, é que as duas entidades se fundam e passem a ser uma só.

A notícia publicada pelo jornal cita Artur Águas, membro do Conselho Geral da Universidade do Porto, que revela que “é estratégia da FMUP, agora partilhada pela FMDUP, promover a constituição de um Consórcio de Educação Interprofissional nas Ciências da Saúde, numa iniciativa conjunta das escolas que ensinam a área da saúde, designadamente as localizadas no polo da Asprela, através de iniciativas de formação conjunta nas áreas da Medicina e Medicina Dentária”, pode ler-se no documento disponibilizado pelo membro do Conselho Geral da Universidade do Porto (UP) Artur Águas.

A proposta, assinada pelos diretores das duas faculdades, e enviada ao reitor, inclui 26 pontos e quer que os cursos decorram em seis anos, no formato de Mestrado Integrado em Medicina e Medicina Dentária, com uma licenciatura em Ciências Básicas da Saúde.

Além disso, a proposta apresentada sugere que a direção da faculdade integre o diretor da faculdade de Medicina e dos dois subdiretores provenientes de cada área, “o que deverá estar previsto na revisão dos estatutos a implementar no próximo mandato, da Nova Faculdade”, refere a proposta de fusão.

De resto, o documento refere que “os estudantes que venham a inscrever-se no ano de 2017, seja no mestrado de Medicina seja de Medicina Dentária, serão imediatamente integrados numa formação partilhada em Ciências Básicas, a ter início já no próximo ano letivo”.