Médicos dentistas

Já há uma app para determinar o tom dos dentes

E se pudesse contar com uma app para determinar o tom preciso dos dentes dos seus pacientes? Agora, já pode. Para isso, basta descarregar a aplicação móvel gratuita – apenas compatível com o iPad da Apple – que se chama Smile Shade.

A aplicação revela precisão numa tarefa essencial a qualquer restauração dentária: determinar o tom dos materiais dentários, que deve ser comunicado ao laboratório para um tratamento bem-sucedido. Este é um processo desafiante, que depende de inúmeras variáveis, como a fonte de luz, o dente, o olho e a fadiga da retina do clínico.

De acordo com um estudo, citado pela publicação Dentistry Today, a seleção inadequada do tom dos dentes é a segunda maior causa de repetições no laboratório, o que aumenta os custos e a ineficiência do tratamento.

Como a escolha do tom é ainda considerada um processo bastante subjetivo, o objetivo da investigação foi desenvolver um novo software mais sistemático, ao qual podem ser acoplados periféricos, por forma a aferir corretamente a coloração dos dentes, tecidos moles e materiais dentários através das técnicas que são habitualmente usadas no cinema e fotografia.

A app pode ser emparelhada com um scanner via Bluetooth. O aparelho demora apenas dois segundos a aferir o tom e a aplicação cria uma imagem da cor. O ficheiro pode depois ser guardado, incluir notas e ser colocado numa nuvem ou então ser descarregado e enviado por endereço eletrónico.

As aplicações móveis estão cada vez mais a surgir no mercado com propostas para facilitar a vida dos médicos dentistas. Em junho deste ano, um grupo de investigadores da Universidade de Kingston, no Reino Unido, e da Universidade de Malaya, na Malásia, recebeu financiamento para desenvolver uma funcionalidade para uma aplicação com inteligência artificial (IA) com capacidade para detetar os sinais precoces de cancro oral.