Tecnologia

China realiza a primeira colocação de implante sem intervenção humana

Um robot realizou pela primeira vez, na China, uma cirurgia autónoma de colocação de implantes dentários, sem qualquer intervenção humana.

Um robot realizou pela primeira vez, na China, uma cirurgia autónoma de colocação de implantes dentários, sem qualquer intervenção humana. De acordo com a publicação Dental Tribune, durante a intervenção foram colocados dois implantes criados por uma impressora 3D.

O procedimento é, de acordo com a publicação, uma boa notícia num país onde existe uma enorme escassez de profissionais qualificados e com competências para a colocação de implantes dentários. Além disso vem trazer alguma esperança, uma vez que se estima que na China cerca de 400 milhões de pessoas precisem de colocar implantes dentários.

Durante esta cirurgia pioneira estiveram sempre presentes vários médicos dentistas, no entanto estes não tiveram um papel ativo, marcando apenas presença para garantir que o robot desempenhava o procedimento da forma como estava programado para desempenhar. Importa referir que, apesar de estar programado para atuar de determinada forma, este robot tem a capacidade de fazer ajustamentos durante a cirurgia.