Investigação

Dermatite atópica e a ligação às cáries dentárias

ligação entre a dermatite atópica e as cáries dentárias

Uma investigação da Universidade Nacional da Singapura e do Instituto da Singapura para as Ciências Clínicas da Agência da Ciência, Tecnologia e Investigação sugere que pode existir uma ligação entre duas doenças comuns na infância: a dermatite atópica e as cáries dentárias. A prevalência de dermatite atópica tem crescido nos últimos anos e afeta hoje entre 15 a 30% das crianças de países desenvolvidos.

De acordo com o Dental Tribune, as crianças com sintomas desta doença dermatológica e sensíveis a alergénios comuns avaliadas no âmbito deste estudo tinham três vezes mais probabilidades de já ter desenvolvido cáries dentárias aos dois e aos três anos de idade em comparação com crianças sem esta doença.

No total, este estudo inquiriu cerca de 500 pais de crianças no seu primeiro ano de vida, aos três anos de idade e aos seis e aos 12 meses de idade, de forma a identificar a presença da doença. As crianças cujos pais reportaram que estas tinham a doença fizeram ainda um teste alergológico cutâneo (prick test) para avaliar a sua sensibilidade aos alergénios comuns.

Os resultados agora divulgados mostram que as crianças com eczema e que testaram positivo para os alergénios comuns tinham 3,29 e 3,09 mais probabilidades de ter experienciado cáries dentárias aos dois e três anos de idade, respetivamente, comparativamente com as crianças sem dermatite atópica.

Conheça o estudo e os resultados em detalhe aqui.