Resistência aos antibióticos

Comissão Europeia cria plano contra a resistência aos antibióticos

Publicado novo plano de ação de combate à resistência aos antibióticos

A Comissão Europeia publicou recentemente o ‘European One Health Action Plan, um plano de ação de combate contra a resistência aos antibióticos, que está a ser bem recebido pela comunidade médica e científica, como é o caso de organizações como o The Council of European Dentists (CED), o Standing Committee of European Doctors (CPME) e a Federation of Veterinarians of Europe (FVE).

Este plano de ação reconhece que a saúde humana, a saúde animal e o ambiente estão interligados e propõe várias medidas para que seja possível combater a resistência aos antibióticos e criar novos tratamentos alternativos.

O plano de ação apresentado pela Comissão Europeia apresenta várias propostas e fixa, como um dos objetivos, a criação de um conjunto de medidas que façam da União Europeia a região com as melhores práticas de combate à resistência aos antibióticos. A Comissão Europeia quer todos os Estados-Membros partilhem a sua experiência e os recursos necessários e pretende reforçar os sistemas de vigilância, nomeadamente através da recolha de dados.

Por outro lado, está definido um reforço da investigação e da inovação. As organizações europeias querem métodos de diagnóstico mais rápidos e mais baratos tanto para médicos como para dentistas e médicos veterinários.

Conheça este plano de ação aqui.