Saúde Oral

Braga a Sorrir realiza mais de 11 500 consultas em dois anos

Braga a Sorrir - Saúde Oral

O programa Braga a Sorrir, iniciativa promovida pela ONG Mundo a Sorrir e pelo município que está a celebrar dois anos de atividade, já realizou mais de 11 500 consultas e um total de 261 reabilitações orais.

De acordo com os promotores do programa, para este ano, o Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O. Braga), a clínica que está a promover o programa, pretende reforçar a resposta prestada junto da população e para isso já adquiriu uma terceira cadeira médico-dentária para consultas de prótese dentária.

Ana Simões, Coordenadora do Projeto C.A.S.O Braga, refere que “a grande maioria dos nossos utentes são adultos desempregados, mas em idade ativa, e temos alguns casos de sucesso, onde sabemos que a nossa intervenção contribuiu para a reintegração profissional destas pessoas.”

“Atualmente, o principal desafio do projeto prende-se com a necessidade de aumentar a resposta ao nível da reabilitação oral, através da colocação de prótese dentária removível e, por isso, foi implementada uma terceira cadeira dentária, bem como alguns ajustes no laboratório de prótese. Isto permitirá, a curto/médio prazo, diminuir a lista de espera”, acrescenta.

Além das consultas de medicina oral, o projeto Braga a Sorrir realiza palestras de sensibilização e de promoção da saúde oral e dos estilos de vida saudáveis, assim como rastreios orais às crianças do 1º ciclo das escolhas do concelho.