Periodontologia

Bactéria que causa doenças da gengiva pode acelerar crescimento de células cancerígenas

UFSCar e Unesp criam material que elimina quatro vezes mais bactérias

A bactéria frequentemente associada às doenças da gengiva pode ser um catalisador para o crescimento de células cancerígenas. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica ‘Immunity’ e que explica que a bactéria fusobacterium nucleatum pode prejudicar a capacidade do organismo humano para combater doenças cancerígenas.

De acordo com os investigadores, “quando combinada com células de tecidos humanos, esta bactéria ‘agarra-se’ às partes do sistema imunitário responsáveis por atacar as células cancerígenas, impedindo-o de realizar a sua função.”

Ken Lavery, especialista em cirurgia maxilofacial, refere no site da British Dental Health Foundation, que este estudo demonstra que se deve manter uma boa saúde e higiene oral. “O cancro oral está a aumentar cada vez mais e qualquer coisa que as pessoas possam fazer para diminuir os seus riscos é uma boa medida de saúde pública. A prevenção é infinitamente melhor que ter que tratar uma doença, especialmente no que diz respeito ao cancro oral.”