Empresas

Engineering Smiles: a clínica dentária móvel desenvolvida por estudantes norte-americanos

Engineering Smiles: a clínica dentária móvel desenvolvida por estudantes norte-americanos

Um grupo de estudantes norte-americanos está a desenvolver uma clínica dentária móvel. Intitulado Engineering Smiles, o projeto tem como objetivo levar cuidados dentários de qualidade a populações desfavorecidas.

O objetivo é que as unidades móveis de clínica dentária sejam utilizadas por ONG’s, como a IMAHelps, organização sem fins lucrativos que organiza missões médicas humanitárias com a qual a equipa de engenheiros já têm acordo.

As clínicas dentárias móveis deverão estar prontas a utilizar em maio de 2016 e funcionarão, em primeiro lugar, como clínicas dentárias no Arizona, nos EUA, e mais tarde como clínicas e centros de formação para estudantes de medicina dentária do Nicarágua. Sara Mantlik, estudante de 21 anos à frente do projeto, explica que decidiu apostar no projeto “porque sabia que iria estar a ajudar pessoas.”

O processo de criação da clínica dentária móvel não tem sido fácil, segundo a estudante. Primeiro foi preciso perceber quais as necessidades da IMAHelps, uma unidade que pudesse ser transportada para qualquer lado e que permitisse tratar entre três a quatro pessoas ao mesmo tempo. Além disso, as atividades e forma de atuação da ONG faziam com que a unidade tivesse que funcionar com recurso a fontes de energia ‘inteligentes’, para que pudesse atuar em qualquer local.

Assim, as unidades irão possuir painéis solares para fornecer cerca de 50% da energia da clínica móvel, sistema de água e de ar condicionado e um gerador automatizado.

“A saúde global e a saúde dentária estão diretamente relacionadas. Esta clínica dentária móvel facilita o acesso a indivíduos que não estejam perto de locais que providenciem cuidados dentários e também aqueles que não podem pagar esse tipo de cuidados. Garante dignidade ao permitir às pessoas que possam receber cuidados básicos”, defende a estudante.